Tradutor de Blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Traje do noivo - Aprendendo o que é o que

Sempre deixamos de lado, ou por último, a escolha do traje do noivo. Acho que boa parte desta "tradição" esta relacionada ao fato de que o próprio noivo não dá tanta atenção a isso quanto a noiva ao seu vestido. No meu caso mesmo, acho que sou eu que vou acabar escolhendo o traje do noivo, de tão desencanado que ele é...rs
Para aquelas, que como eu, vão ajudar o noivo nesta escolha, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto.

- Cerimônia formal à noite: pede Smoking, Fraque, Casaca ou Black tie;
- Cerimônia semi-formal à noite: Jaquetões, meio-Fraques ou Summer;
- Cerimônia à tarde: os Ternos de bom corte, feitos do mesmo tecido;
- Cerimônia pela manhã: Ternos claros ou escuros.

SMOKING

Calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca (com gola alta opcional) e gravata borboleta preta. Só deve ser usado em eventos black tie ou em eventos que se pede traje a rigor.

Regras:
  • Casaco curto com lapelas em seda ou cetim;
  • Calças com laterais no mesmo material da lapela;
  • Faixa ou colete preto (nunca ambos);
  • Camisa branca com frente trabalhada;
  • Laço preto de seda;
  • Meias pretas, preferencialmente de seda;
  • Sapato clássico preto, de verniz.
Smoking clássico de um botão
Smoking moderno de dois botões
Smoking risca de giz 3 botões
Smoking quatro botões

TERNO
Consiste em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Fica melhor em homens mais altos e magros. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos devem ser pretos e nunca em verniz.

MEIO FRAQUE

Paletó sem cauda (curto), e colete cinza chumbo e calça risca de giz; É similar ao fraque. O traje, no entanto, não tem cauda e o paletó é usado desabotoado. Se quiser usar o meio-fraque vista colete preto, camisa social branca e gravata social cinza, nunca plastrom (gravata de cetim cinza perolado mais larga e com pontas arredondadas).



FRAQUE

Paletó com cauda longa cinza chumbo para ser usado abotoado, colete cinza claro ou preto, calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola; Há duas opções de camisa: com a branca social usa-se gravata social em cinza-prateado, já com camisa branca de gola alta e pontas dobradas usa-se o plastrom.


SUMMER

É um traje tipicamente para o verão, pois a cor que o destaca é o branco e alguns casais de gosto modernos optam por ambos casarem de branco. Consiste em smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas.

BLACK TIE

paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.À noite sempre use tons escuros,por favor tons claro de jeito nenhum!!!! O sapato deve ser sempre clássico.



CASACA

Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda bipartida atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura.  O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.Pelas regras de etiqueta, quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.



MEIA CASACA ou DINNER JACKET

Tem calça preta e paletó curto sem cauda. O restante segue as mesmas regras do uso da casaca. Este traje é usado em casamentos muito formais e à noite.

TUNICA
As túnicas, que são inspiradas nos uniformes militares, têm sido uma grande opção para os noivos que não gostam do fraque.



Detalhes importantes para qualquer traje 

Gravata - a ponta da gravata não deve ultrapassar a fivela do cinto;
Calça - a barra da calça deve cobrir o peito do pé, mas sem sobrar atrás;
Camisa - o punho da camisa deve ir dois dedos além da manga do paletó.

Ufa!!!!! Bem mais fácil escolher vestido de noiva....hahahahah
(Flower noiva fashion/Noivas em fuga/Ja Casei/Casamento e dicas/Projetando o casório/Guia do Rossi)

Um comentário:

  1. Olá, serei padrinho de um casamento a realizar-se em 12/12/10, as 10:00hrs, mas estou em dúvida quanto ao traje, tonalidade, apropiados ao horário, quem puder me ajudar serei muito grato, segue meu email para que possam me responder.
    Desde de já muito obrigado.
    genesy_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir