Tradutor de Blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Chuva de arroz - Sorte aos noivos

Eu sempre vi nos casamentos da TV a famosa chuva de arroz sobre os noivos na saída da igeja, porém, nunca fui a um casamento, onde, de fato, isso acontecesse.
Pesquisando, descobri que o costume de jogar arroz nos noivos, após a cerimônia de casamento, é um dos ritos mais antigos e originou-se com os antigos hindus e chineses. Nessas culturas, o arroz era simbolo de frutificação e prosperidade. Acreditava-se que comer arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade. Lançar arroz nos noivos, exprimia o desejo de fertilidade para o casal.Conta-se que o costume teve origem na China há mais de 2 mil anos. No casamento de sua filha, um mandarim quis dar prova de fartura. A cerimônia foi realizada sob uma chuva do cereal. Atualmente tem-se substituído o arroz por alpiste (ecologicamente mais correto), porque arroz cru é prejudicial aos pássaros que se alimentam na porta da igreja.

Hoje, o arroz é substituído por papel picado, pétalas de rosas e bolhas de sabão. Alguns casais chegam a distribuir saquinhos com pétalas para jogar sobre os noivos.











0 comentários:

Postar um comentário