Tradutor de Blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Hortas em locais pequenos

Boa noite lindonas!!

Minha mãe sempre quis cultivar uma hortinha no fundo de casa, mas agora que mudamos para apartamento, ela deu uma desanimada... Porém, nem tudo esta perdido....

As hortas podem ser feitas em qualquer lugar, de pequenos vasos a grandes canteiros, em vasinhos comuns (desses que tem em lojas populares), pneus velhos e até garrafas pet.

Grandes espaços (hortas de sítios, jardins): abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.

Pequenos espaços (varandas de apartamento, quintais de casa): agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.Ervas básicas que podem ser plantadas em pequenos vasinhos:

Alecrim
Arruda
Babosa (Aloe Vera)
Boldo
Camomila
Capim-limão
Cavalinha Cebolinha
Coentro
Estragão
Erva-doce
Hortelã
Lavanda/Alfazema
Manjericão
Manjericão roxo
Manjerona
Melissa/Erva cidreira
Orégano
Pimenta malagueta Salsinha
Salsinha crespa
Salsão/aipo
Sálvia
Tomilho













Dicas importantes:

•As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
•Onde plantar? Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.
•Em apartamentos, opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
•No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.
•Procure manter o vaso sempre levemente úmido, sem nunca encharcar, já que isso poderia matar a planta e causar doenças na mesma. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente.
•As pequenas plantas não duram para sempre, uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas, utilizando o mesmo procedimento anterior, devendo-se trocar a terra do vaso.

Ahhh...eu adorei este post, e vocês ???

(Revista Globo Rural/ Agricabaz/ A home for us)

0 comentários:

Postar um comentário