Tradutor de Blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Terrário/Terrarium - Eu quero um!!



Genteee, depois do post das mini hortas, bombou de pedidos de como cultivar plantinhas em apartamentos...então, hoje vou falar sobre terrários ou terrarium. Eu prefiro chamar de mini jardins, mas o wiki conceito me disse que é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural. Que legal né?!?
Outros dizem que é um aquário sem água,e também, o local onde os cogumelos frutificam...mas vamos deixar estes conceitos para lá né..rs..

Um terrarium controla sua própria  atmosfera, mantém o ciclo hidrológico e conserva a temperatura interior mais ou menos constante. O isolamento da garrafa, o uso de solo esterilizado e plantas sadias, livres de pragas ou fungos, faz com que a incidência de ataques às plantas seja mínima. Bem planejado, um terrarium ao alcançar o equilíbrio interno, permanece por muitos anos. Apesar de confinadas no ambiente de uma garrafa, com limitações de espaço, quantidade de água e nutrientes no solo, as plantas crescem sadias, evitando também o crescimento desordenado. Ouvi dizer que um terrário bem feito pode durar anos....

Então, mãos a obra!!!


Recipientes:
Pode-se usar garrafas de diversos tamanhos e formatos com tampas ou rolhas, aquários, recipientes diversos, transparentes ou de cor clara. Entretanto, é bom verificar a largura da abertura do recipiente, para que se possa introduzir as plantas com facilidade.


Solo :
Mistura esterilizada de solo para plantas, disponível em lojas especializadas.
Brita, cacos de telhas ou argila expandida para drenagem.
Carvão ativado.
Caso não se encontre solo esterilizado, me passe um email que eu lhe ensino como fazer.




Plantas:
Em geral qualquer planta de pequeno porte pode ser utilizada para compor um terrarium, exceto as suculentas e cactos. Escolha plantas com exigências similares de umidade, água, luz etc., para dividirem o mesmo habitat. Se seu terrarium será visto de todos os ângulos, coloque no centro a planta de maior altura, e as outras em torno desta. Caso seja visto de alguns lados apenas, coloque as plantas maiores ao fundo e as menores em torno destas. Utilize a maior variedade de plantas possível.

Como Fazer :
Espalhe pelo fundo do recipiente a argila expandida, cacos de telhas ou o material escolhido para drenagem, pedaços de carvão ativado, formando uma camada de 3.0 ou 4.0 centímetros. Despeje o solo escorregando-o por um funil de papel jornal para evitar sujar as paredes do recipiente.
Use um pulverizador para limpar as paredes do recipiente ao terminar, ou uma mangueirinha do tipo usado em aquários. Evite encher o terrarium com excesso de água. Caso isso aconteça, deixe-o aberto nos dias seguintes para a evaporação do excesso. Quando verificar que a umidade está no nível desejado, feche o terrarium com a rolha ou tampa. Espere alguns dias e se tudo estiver bem, sele a rolha ou tampa com parafina derretida de uma vela. Mantenha o terrarium próximo à luz indireta, girando uma vez por semana para garantir uma igual distribuição de luz. Nunca o coloque sob a luz direta do sol, isso pode aumentar a temperatura interna e queimar as plantas.



 ( Idearium perpetuo/Ciência à mão)

3 comentários:

  1. ADOREI, MAIS ONDE POSSO ENCONTRAR ESTE TIPO DE VIDROS REDONDO?
    POR FAVOR EM INDIQUEM!!!
    MUITO OBRIGADA!
    email: simoni_bio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. me add lenbra de td ^^ icarus.nego@hotmail.com
    e agradeço vc e meu geito e a curra pra min e vc e pra vc a curra sou eu ..........

    ResponderExcluir