Tradutor de Blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Plantas carnívoras

Me lembro do filme "Todo mundo em pânico", onde a "erva" gigante fuma o carinha..rsrs.....

Mas estas daqui são plantas carnívoras do bem.....rsrs..e ao contrário do que dizem os desenhos e alguns filmes, elas se alimentam de pequenos organismos, tais como os insetos.

É possível ter uma das 80 espécies brasileiras (600 no mundo) de planta carnívora em sua casa:

- Gostam de muita água;
- Solo com poucos nutrientes;
- Adubo nunca;
- Insetos só vivos, mortos com inseticida não!;
- Sol;
-Pouco vento.

Alimentação: As plantas carnívoras não se alimentam de carne ou de insetos mortos por inseticidas. Para a sua alimentação utilize sempre qualquer tipo de insetos vivos como: moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas... As vezes elas podem capturar vertebrados como: lagartixas, sapos, ratos e até passarinhos, mas isso acontece acidentalmente.
O ideal é deixar a planta capturar sozinha o seu alimento, mas caso ela tenha dificuldade para capturar uma presa, você poderá dar uma ajudinha. Ao dar um inseto a planta procure deixa-lo meio atordoado (por exemplo poderá colocar o inseto na água por um tempo até ele ficar meio tonto) para que este não fuja. No caso da Dionaea Muscipula, nunca coloque insetos em todas as armadilhas ao mesmo tempo, no maximo deixe 2 armadilhas fazendo a digestão e as outras livres.

Armadilhas: Nunca brinque com as armadilhas. No caso da Dionaea a planta poderá morrer se a sua armadilha for disparada varias vezes sem ter nada dentro. No caso das Droseras a planta também poderá morrer se as gotas pegajosas forem removidas.
No caso das plantas que tem jarros, nunca coloque água dentro deles, as únicas exceções são a S. Psitaciana, S. Purpurea, Heliampora e outras plantas que precisam da água da chuva para prenderem as suas presas.
Depois de um tempo as armadilhas começam a ficar com manchas escuras e morrem, isto é normal, quando acontecer, corte a folha ou armadilha escura para dar lugar as novas.

Sol: As plantas carnívoras gostam de sol. Deixe a planta tomar sol o dia todo, assim ela ficará cada vez mais forte. No começo coloque a planta gradualmente no sol até ela acostumar com o novo ambiente. Poderá também ser usada uma lâmpada de 15w para substituir o sol.
É importante mencionar que elas não suportam sol muito forte, caso o sol seja muito forte use algum tipo de protetor.

Espécies mais comuns:

DIONAEA






NEPHENTES








DROSERA









UTRICULARIA




NEPHENTE RAFLESIANA X GRACILIMA




PINGUICULA ESSERIANA




NEPHENTES RAJAH







SARRACENIAS





E ainda tem terrarium delas







Fonte(s):


http://www.pabxks.com.br/plantas_carnivoras/
http://www.carnivoras.net/loja/index.php
http://www.pabxks.com.br/plantas_carnivoras/cuidados.html
Casa e Jardim

0 comentários:

Postar um comentário