Tradutor de Blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Iluminação - Quartos aconchegantes

Gente, quem acompanha aqui meu blog, sabe que eu adoro uma iluminação diferente. Acho que é um item que dá toda a diferença na decoração, além de atribuir ao dono/decorador, personalidade e bom gosto.

Para quem gosta da idéia, mas não sabe muito bem como aplicá-las na vida real, estou postando alguns quartos, projetos dos profissionais CasaPro, que vi na Revista Casa Cláudia. 

Vale de tudo, desde arandelas até abajures ou sancas.

Beijos

Neste quarto de 22 m², a iluminação valoriza a atmosfera. Ela foi embutida em um pórtico de gesso que funciona como uma moldura ao redor da cama, forrada de couro sintético. Observe que as laterais receberam rasgos de 57 cm x 1,10 m de altura que embutem lâmpadas fluorescentes, que produzem uma luz difusa. Na parte superior, duas dicroicas ajudam a destacar os rebaixos dos quadrados do painel. Para a leitura, o casal conta com as luminárias Archimoon K (à esquerda) eAra, ambas de Philippe Starck. Projeto de Marcelo Rosset



Nesta suíte, há três principais focos que se equilibram e harmonizam. O plafon garante luz geral ao ambiente. Como os moradores gostam de ler na cama, sobre a cabeceira foram instalados dois micro-spots direcionáveis, que acendem de forma independente. Para arrematar, cada criado-mudo abriga um abajur. Projeto de Alice Martins e Flávio Butti.


Suspensos sobre os criados-mudos, estes pendentes não ofuscam a visão, criam um lindo jogo de sombras na parede e, de quebra, permitem a leitura na cama. Em cada lado dela, por sinal, há um interruptor dimerizado. Outro detalhe de efeito reside no spot direcionado para a cortina clara, que tem sua imagem refletida pelo grande espelho. Projeto de Liana Nogueira Ortega e projeto luminotécnico de Ana Moraes.


Nesta suíte de 13 m², as prioridades foram reservar espaço para exibir as esculturas do casal e instalar luz adequada para leitura. Um projeto de marcenaria com iluminação planejada resolveu o problema. Nichos com dicroicas acomodam objetos nas laterais da cama. Fixadas na estrutura de madeira, arandelas com braços extensores de aço escovado e corpo de vidro fosco são ligadas quando os moradors desejam ler. A iluminação geral é feita com lâmpadas eletrônicas de cor amarela. Projeto de Noemi Yasuraoka.


A iluminação desta suíte numa casa de praia tira partido de detalhes que fazem a diferença. A parede atrás da cama recebeu uma canaleta embutida na marcenaria com fluorescentes, que dá destaque à textura do revestimento de palha e aos objetos decorativos. Como complemento, nichos laterais têm dicroicas embutidas. Projeto de Ana Maria Vieira Santos.


Neste quarto elegante e amplo, a luz natural é filtrada por leves cortinas de seda, que arrastam no chão. Tomadas e interruptores saem da parede do fundo e foram instalados no biombo de wengé, que fica afastado 10 cm dela. Além dos spots embutidos no forro, as luminárias sobre os criados-mudos asseguram foco para a leitura na cama, enquanto a luminária de chão garante boa iluminação na poltrona. Projeto de Fernanda de Castro Marques e Sandra Picciotto.


Para valorizar a cabeceira da cama do tipo box, criou-se um painel de madeira revestido de couro ecológico branco. No nicho que se forma no meio, a luz embutida proporciona um clima mais intimista ao ambiente. Projeto de Marcelo Rosset.


Apaixonado por cinema, o casal de moradores queria realizar o luxo de ter um sistema de home theater para assistir a filmes sem precisar sair do quarto. Para tanto, foi preciso cuidado ao planejar a iluminação e a disposição dos aparelhos. Arandelas de apoio com dimmers calibram a luminosidade para as sessões. Quando a vontade é de ler, a luminária de chão garante o foco na poltrona, e as luminárias sobre os criados-mudos, na própria cama. Projeto de Clarissa Strauss.


Como o banheiro da suíte não tem janela, ele ganhou vidro duplo com persiana no meio, para que a iluminação do quarto chegasse até ali. Além de spots embutidos no forro, a luminária de traços retos é uma aliada no momento da leitura. Projeto de Ricardo Umada.


Aqui, os espelhos ampliam o espaço e multiplicam a luz dos spots embutidos e dos nichos iluminados. Uma placa de MDF instalada a 12 cm da parede foi revestida de espelhos com acabamento bisotado e, por trás do painel, a iluminação com lâmpadas fluorescentes traz um clima intimista. Projeto de Patrícia Anastassiadis.


Nesta suíte de 50 m², as tradicionais janelas foram substituídas por panos de vidro que garantem a profusão de luz natural. Sem portas, o acesso ao banheiro é feito pelas laterais do bloco de alvenaria com 40 cm de espessura. Com iluminação indireta, o nicho (2 m x 40 cm) tem profundidade de 25 cm para acomodar livros e pequenos objetos. Para complementar a iluminação, uma luminária articulável se apoia sobre a mesa Saarinen. Projeto de Claudia Veloso e Carla Marçal.


Gostaram?? Veja a integra desta matéria aqui

0 comentários:

Postar um comentário